Aprendiz dos postais

sexta-feira, agosto 18, 2006

Um pouco mais sobre Planejamento
Aqui vai uma visão muito pessoal do que faço.

Como a maioria das pessoas que escolheram a Publicidade a primeira palavra que encontrei no caminho foi criatividade. Mas confesso que ficava tensa com a pressão de ter que ser criativa em vários sentidos, sempre. Foi aí que comecei a pensar mais sobre a criatividade e cheguei a seguinte conclusão: boas idéias podem sair de qualquer um.
Pessoas distantes da Publicidade conseguiam ser geniais em várias situações. E eu queria ser assim... ter idéias boas sempre. Foi aí que comecei a procurar em mim as inspirações de fugir do óbvio. E minha meta passou a ser: ser criativa do meu jeito. Foi assim que cheguei até o Planejamento.
O que faz um profissional de Planejamento?
Sendo bem simplista, é o cara que transforma os pedidos trazidos pelo atendimento em estratégias de comunicação. Ou seja, posiciona as marcas para que elas passem a ter uma imagem diferenciada no mercado, além de orientar as comunicações para que esta atenda aos objetivos. Buscando sempre a melhora na imagem da marca, assim como na aproximação e identificação das pessoas.
Em que tipo de Planejamento eu acredito?
Acho que como começo qualquer tipo de intenção vale. Mesmo sendo ele um “planejamento-atendimento”, é um começo. A evolução é necessária tanto quanto a necessidade que motivou a implantação do departamento. E a oportunidade está no potencial de entrega a criação, na parceria que não é impossível, visando uma criação não apenas de sacadinhas geniais, mas também de conceitos que ajudem a marca na construção de sua identidade.
O Planejamento do futuro?
A importância de ter um relacionamento sincero com a criação, feito de uma troca justa, já está refletida no momento atual que a Publicidade vive hoje. Os consumidores estão preparados para entender as marcas e as marcas querem esta parceria com seus clientes; as marcas pedem por maior aproximação. Não há mais tempo a ser perdido com campanhas que não dizem nada.
Meu manifesto
Vamos repensar o verdadeiro papel da comunicação para que não à enterramos em poucos anos.

No próximo post: Porque para ficar bom demora tanto?

9 Comments:

At 11:29 AM, Blogger Cami_Massari said...

Projeto de vida...que farei mais do que apenas com vontade, com coração. Faz tempo que o handebol deixou de ser um esporte seu e passou a ser um esporte nosso. Devo também muito a ele e também a você.
Meu querido mestre pai, com a sua ajuda faremos um lindo projeto pela nossa arte, o handebol.

Confie.

 
At 11:41 AM, Blogger Cami_Massari said...

Quanto ao chapéu, você antes de tê-lo precisa saber que pessoas que o ganham passam a possuir a incrível força da eternidade (não morrerão jamais). Se prepare para isso...rs

 
At 12:23 PM, Blogger Maurício Fonseca said...

Talvez o planejamento deva ser mais criativo que a própria criação.

Quanto ao papel da comunicação no futuro só espero que saibam separar conteúdo e publicidade, porque ao contrário nenhuma mensagem será realmente compreendida.

 
At 10:02 AM, Blogger Cami_Massari said...

Olá "o império das causas perdidas", ontem fiquei pensando sobre seu post e sobre o que envolveria a palavra conteúdo. Porque não seria também conteúdo: uma imagem, um texto ou um título? além é claro, das tradicionais matérias divulgadas pelos diversos meios...
Pensando assim, acho que toda comunicação não só pode, como deve conter conteúdo...é isso que as pessoas cada vez mais procuram, e porque não deixar a comunicação com mais conteúdo?

Gosto da idéia de misturar conteúdo com publicidade, mas em uma boa comunicação. E isso significa que a mensagem fique clara ao seu público. Acredito que as pessoas cada vez mais estão preparadas para ver realidades e ilusões juntas, a publicidade do futuro eu acredito que mexerá nesta estrutura hoje separada de "conteúdo" (fatos comprovados) e ficção (histórias criadas com diversos objetivos). Tenho muito interesse em descobri formas de fazer isto bem feito.

Nossa, quanta coisa. Acho que isto é um bom tema para um próximo post.

obrigada,

 
At 8:05 PM, Blogger Maurício Fonseca said...

Propaganda com conteúdo é importante, mas propaganda no conteúdo vira bagunça...sou contra essa inundação de "merchandising" e futura comunicação no conteúdo das mídias para suprir num futuro a ausência dos "breaks" 30´ nas TV´s e etc. Até mais...;-)

 
At 11:31 PM, Blogger Denise Vao said...

Camila, ótimo seu blog... É um estimulo para quem esta começando, como eu!

 
At 9:29 AM, Blogger Cami_Massari said...

denise,
obrigada pelo carinho e sinta-se em casa... porque também estou começando.

 
At 12:51 PM, Blogger Denise Vao said...

Thanks Camila! Quando tiver tempo, dê uma passadinha pelo meu blog também (http://unpensee.blogspot.com/). Algo meio “autodidata”, mas com assuntos que acredito serem inspiradores!

 
At 7:34 PM, Blogger Priscila Dagnesi said...

Camila!!!

Parabéns pelo estágio!

Muito obrigada por ter este blog para dividir conosco seu dia-a-dia e mostrar que para ser um grande planner, tem um começo à partir do nada.

Eu tb sou mto disposta a aprender, e estou muito curiosa em relação à profissão e atuação do planner em si.

Como, ao receber o briefing, montar um planejamento?
Vc tem links que disponibilizam cases de planejamento para eu ter uma base?

Cá, tb fiquei bem curiosa sobre a mistura do conteúdo com a publicação de uma forma simples. [O famoso "menos é mais"]
Prii ansiosa pelo próximo post!

Beijos enormes e sucesso!!!

Priiii.

Priscila Dagnesi
prisciladagnesi@gmail.com
www.prisciladagnesi.com
11 7608 3937

 

Postar um comentário

<< Home